Catalogo de Serviços:

 

AQUISIÇÃO DE DOMÍNIO PLENO COM BASE NA LEI 2181/68
Descrição
Aquisição, pelo ocupante, de terrenos próprios municipais, com base em processos iniciados durante a vigência da Lei 2181/68.

Documentação Exigida/Informações
Protocolo com número do processo e nome do requerente, de maneira a proporcionar a sua localização.

Quando não se tratar de proprietário de imóvel ou sócio-gerente da empresa, o contriuinte deverá apresentar a procuração dando-lhe poderes para representá-los.

Taxas

Isento

Prazo de Atendimento

30 dias úteis.

Local de Atendimento

Central de Atendimento da SEFAZ - Rua das Vassouras, nº 01 - Centro.

Horário de Atendimento

2ª a 6ª das 8h às 17:45h.

AUTORIZAÇÃO PARA USO DE EQUIPAMENTO EMISSOR DE CUPOM FISCAL
DESCRIÇÃO
Autorização para uso de equipamento ECF.

DOCUMENTAÇÃO EXIGIDA/INFORMAÇÕES
1. FAZER PETIÇÃO, CONSTANDO:
RAZÃO SOCIAL, ENDEREÇO COMPLETO, TELEFONE , INSCRIÇÕES MUNICIPAL, NO CNPJ E ESTADUAL (QUANDO FOR O CASO ) DO ESTABELECIMENTO SOLICITANTE; INDICAR O PROPÓSITO DA PETIÇÃO E A IDENTIFICAÇÃO DO( S ) EQUIPAMENTO( S ), CONTENDO:
a) marca;
b) modelo;
c) tipo;
d) versão do software básico;
e) número de fabricação;
f) número de ordem seqüencial do estabelecimento;
g) número da etiqueta EPROM do software básico.

2. IDENTIFICAÇÃO DA EMPRESA CREDENCIADA A INTERVIR NO EQUIPAMENTO, CONTENDO: RAZÃO SOCIAL, ENDEREÇO, NÚMERO DE INSCRIÇÃO MUNICIPAL, NO CNPJ E ESTADUAL( SE FOR O CASO );
3. IDENTIFICAÇÃO DO TÉCNICO RESPONSÁVEL PELA INTERVENÇÃO
4. VIA DO DOCUMENTO MUNICIPAL DE ARRECADAÇÃO - DAM (R$7,79) - COM OS EMOLUMENTOS PAGOS E DEVIDAMENTE AUTENTICADO PELA INSTITUIÇÃO FINANCEIRA;
5. PROCURAÇÃO( SE FOR O CASO ), JUNTAMENTE COM CÓPIAS DOS DOCUMENTOS DE IDENTIDADE OU CPF DO PROCURADOR E DO OUTORGANTE;
6. CÓPIAS AUTENTICADAS DOS SEGUINTES DOCUMENTOS INSTRUINDO A PETIÇÃO INICIAL :
6.1DO ATESTADO DE INTERVENÇÃO TÉCNICA/ LACRAÇÃO EM ECF EMITIDO PARA INICIALIZAÇÃO DO EQUIPAMENTO PARA FINS FISCAIS E DE TODAS AS INTERVENÇÕES POSTERIORES( SE FOR O CASO ), CONTENDO OS REGISTROS DOS CONTADORES E TOTALIZADORES;
6.2DA NOTA FISCAL RELATIVA À AQUISIÇÃO DO ECF;
6.3DA AUTORIZAÇÃO DA FAZENDA ESTADUAL PARA USO DO ECF (CASO SE TRATE DE CUPOM FISCAL CONJUGADO );
6.4DO DOCUMENTO DE IDENTIDADE OU CPF DO SUBSCRITOR DA PETIÇÃO INICIAL ( PARA QUE SE COMPROVE A AUTENTICIDADE DA ASSINATURA );
6.5ATESTADO DE RESPONSABILIDADE E CAPACITAÇÃO TÉCNICA.

7. OS SEGUINTES DOCUMENTOS, EMITIDOS NA OREDEM INDICADA:
LEITURA DA MEMÓRIA FISCAL, ABRANGENDO AS ÚLTIMAS 40( QUARENTA ) REDUÇÕES GRAVADAS;
EM SE TRATANDO DE ECR - MR, E QUANDO FOR POSSÍVEL A SUA EMISSÃO, A LEITURA DE PROGRAMAÇÃO DOS PARÂMETROS, OU SIMILAR;
DECLARAÇÃO DA DECODIFICAÇÃO DO TOTALIZADOR GERAL UTILIZADO NO EQUIPAMENTO;
LEITURA X.

Quando não se tratar de proprietário de imóvel ou sócio-gerente da empresa, o contriuinte deverá apresentar a procuração dando-lhe poderes para representá-los.

* Apresentar,também, Certificado de Conformidade do aplicativo emitido pela Fundação Visconde de Cairu.

TAXA
R$7,79.

PRAZO DE ATENDIMENTO
30 dias (em média).

LOCAL DE ATENDIMENTO
Setor de Protocolo Geral, SEFAZ na Rua das Vassouras, 01, Centro.

HORÁRIO DE ATENDIMENTO
2ª a 6ª das 8h às 17:45h.

AUTORIZAÇÃO DE USO – SOLICITAÇÃO

Descrição
Atendimento a solicitações por parte de entidades de direito privado, para utilização de imóvel de propriedade do Município, em caráter temporário, por prazo curtíssimo e improrrogável.

Documentação Exigida/Informações
Requerimento Padrão fornecido pela SEFAZ, contendo a identificação do requerente e da área pretendida, preenchido sem rasuras.

Quando não se tratar de proprietário de imóvel ou sócio-gerente da empresa, o contriuinte deverá apresentar a procuração dando-lhe poderes para representá-los.

Taxas R$
Taxa de Expediente R$ 7,79
Taxa de Serviço Variável, de acordo com avaliação técnica a ser realizada.

Prazo de Atendimento
Variável, de acordo com a disponibilidade.

Local de Atendimento
Central de Atendimento da SEFAZ -Rua das Vassouras, nº 01 - Centro.

Horário de Atendimento

2ª a 6ª das 8h às 17:45h. 
 

CADASTRO GERAL DE ATIVIDADES - ALTERAÇÃO CADASTRAL - PESSOA JURÍDICA

Descrição
Alteração cadastral da Pessoa Jurídica no C.G.A.

Documentação Exigida/Informações
O pedido de alteração cadastral da Pessoa Jurídica será solicitado através do Cadastro Sincronizado Nacional, por intermédio da página da Receita Federal do Brasil – RFB , no endereço eletrônico www.receita.fazenda.gov.br.
CADASTRO GERAL DE ATIVIDADES - ATUALIZAÇÃO CADASTRAL - PESSOA FÍSICA

Descrição
Alteração cadastral da Pessoa Jurídica no C.G.A.

Procedimento
O pedido de inscrição do profissional autônomo será solicitado presencialmente nos postos dos SAC´s.

Documentação Exigida As fotocópias dos documentos devem conter o selo de autenticidade. Caso não contenha, apresentar também o original para conferência.:

  • Formulário de Inscrição Cadastral (FIC) de Pessoa Física, fornecido pela SEFAZ, preenchido sem rasuras e assinado pelo representante legal;
  • RG e CPF do representante legal;
  • Carnê de IPTU ou comprovante de residência;
  • Taxa de expediente: R$ 7,79.

Prazo de Atendimento
Desde que a documentação esteja completa, a solicitação será atendida no ato, recebendo o cartão de inscrição.

Local de Atendimento
Todos os Postos de Atendimento
               
Horário de Atendimento  
Vide Postos de Atendimento


CADASTRO GERAL DE ATIVIDADES - BAIXA – PESSOA JURÍDICA

Descrição
Baixa da Pessoa Jurídica no C.G.A.

Procedimento
O pedido de baixa da Pessoa Jurídica será solicitado através do Cadastro Sincronizado Nacional, por intermédio da página da Receita Federal do Brasil – RFB , no endereço eletrônico www.receita.fazenda.gov.br

Observação
A baixa da Pessoa Jurídica no município de Salvador está condicionada à baixa do CNPJ ou alteração de endereço para outro município.


CADASTRO GERAL DE ATIVIDADES - BAIXA - PESSOA FÍSICA

Descrição
Baixa da Pessoa Física no C.G.A.
Procedimento
O pedido de baixa do profissional autônomo será solicitado presencialmente nos postos dos SAC´s ou no Prédio Sede. 
Documentação Exigida
As fotocópias dos documentos devem conter o selo de autenticidade. Caso não contenha, apresentar também o original para conferência.
·         Requerimento dirigido à SEFAZ, solicitando a baixa no Cadastro, contendo: nome, endereço, CGA e telefone para contato;
·         Cartão de Cadastro Geral de Atividades - CGA (original);
·         FIC Original;
·         Declaração "Nada Consta" fornecida pela Coordenadoria da Dívida Ativa;
·         Caso tenha extraviado o cartão, firmar declaração no próprio requerimento;
·         Taxa de expediente: R$ 7,79.
Prazo de Atendimento
Até 60 dias úteis.

Local de Atendimento
Central de Atendimento da SEFAZ, na Rua das Vassouras, 01 Centro e todos os Postos de Atendimento.(SACS).

Horário de Atendimento
2ª a 6ª das 8h às 17h45 (SEFAZ) e vide Postos de Atendimento.

CERTIDÃO DE BAIXA - PESSOA JURÍDICA E PESSOA FÍSICA

Descrição
Emissão de documento de comprovação de baixa no Cadastro Geral de Atividades.

Procedimento
O pedido de certidão será solicitado presencialmente nos postos dos SAC´s ou prédio Sede.

Documentação Exigida para Certidão de Pessoa Física
·         Número de Inscrição no Cadastro de Atividades;
·         Taxa R$ 7,79.
Prazo de Atendimento
Desde que os dados no cadastro estejam completos, a solicitação será atendida no ato. 

Local de Atendimento
Central de Atendimento da SEFAZ, na Rua das Vassouras, 01 Centro e todos os Postos de Atendimento.(SACS).

Horário de Atendimento
2ª a 6ª das 8h às 17h45 (SEFAZ) e vide Postos de Atendimento.


DECLARAÇÃO DE NÃO INSCRITO - PESSOA JURÍDICA E PESSOA FÍSICA

Descrição
Emissão de documento comprobatório de que o requerente não está inscrito no Cadastro Geral de Atividades.

Procedimento
O pedido de declaração será solicitado presencialmente nos postos dos SAC´s ou prédio Sede.

Documentação Exigida

·         CPF ou CNPJ do requerente;
·         Taxa R$ 7,79.
Prazo de Atendimento
Desde que os dados no cadastro estejam completos, a solicitação será atendida no ato.


Local de Atendimento
Central de Atendimento da SEFAZ, na Rua das Vassouras, 01 Centro e todos os Postos de Atendimento.(SACS).

Horário de Atendimento
2ª a 6ª das 8h às 17:45h (SEFAZ) e vide Postos de Atendimento.

CADASTRO GERAL DE ATIVIDADES – INSCRIÇÃO – PESSOA FÍSICA  

Descrição
Inscrição da Pessoa Física no C.G.A.

Documentação Exigida
As fotocópias dos documentos devem conter o selo de autenticidade. Caso não contenha, apresentar também o original para conferência

Procedimento
O pedido de inscrição do profissional autônomo será solicitado presencialmente nos postos dos SAC´s.

Profissional de Nível Superior
·   Formulário de Inscrição Cadastral (FIC) de Pessoa Física, fornecido pela SEFAZ, preenchido sem rasuras e assinado pelo representante legal;
·   RG e CPF do representante legal;
·   Carnê de IPTU ou comprovante de residência;
·   Carteira do órgão de registro de classe ou outro documento que comprove a habilitação profissional;
·   Taxa de expediente: R$ 7,79.

Profissional de Nível Não Superior
·   Formulário de Inscrição Cadastral (FIC) de Pessoa Física, fornecido pela SEFAZ, preenchido sem rasuras e assinado pelo representante legal;
·   RG e CPF do representante legal;
·   Carnê de IPTU ou comprovante de residência;
·   Taxa de expediente: R$ 7,79.

Profissional Artesão, Artífice e Artísta
·   Formulário de Inscrição Cadastral (FIC) de Pessoa Física, fornecido pela SEFAZ, preenchido sem rasuras e assinado pelo representante legal;
·   RG e CPF do representante legal;
·   Carnê de IPTU ou comprovante de residência;
·   Artesão e Artífice- apresentar documento comprobatório do ultimo serviço prestado ou Declaração de pessoa idônea atestando a sua atividade;
·   Caso Artista- apresentar Registro na Ordem dos Músicos e/ou Sindicato dos Artistas;
·   Taxa de expediente: R$ 7,79.

Prazo de Atendimento
Desde que a documentação esteja completa, o requerente será cadastrado no ato, recebendo o cartão de inscrição.

Local de Atendimento
Todos os Postos de Atendimento
               
Horário de Atendimento  
Vide Postos de Atendimento

CADASTRO GERAL DE ATIVIDADES – INSCRIÇÃO - PESSOA JURÍDICA

Descrição

Inscrição da Pessoa Jurídica no C.G.A.

Toda pessoa jurídica cuja atividade estiver sujeita a obrigação tributária principal ou acessória fica obrigada à inscrição no cadastro geral de atividades – C.G.A..
 
Procedimento
O pedido de inscrição da Pessoa Jurídica será solicitado através do Cadastro Sincronizado Nacional, por intermédio da página da Receita Federal do Brasil – RFB , no endereço eletrônico www.receita.fazenda.gov.br.


CADASTRO GERAL DE ATIVIDADES - ITIV INCORPORAÇÃO

Descrição
Cadastro de empreendimentos imobiliários, de acordo com o disposto no Decreto nº 16.419/2006 e Portaria nº 061/2006.
Procedimento
O pedido de ITIV Incorporação será solicitado presencialmente nos postos dos SAC´s e Prédio Sede.
Observação
Após  cumprimento das exigências legais e SUCOM, onde será liberado o Alvará de Construção.
Documentação Exigida

  • Apresentar original do formulário padrão preenchido e sem rasuras (adquirido na própria unidade de atendimento ou impresso a partir do site da SEFAZ);
  • Apresentar cópias  dos seguintes documentos (cópias comuns, apresentar também os originais para que a unidade autentique):
    • Formulário de Cadastro de Pessoa Jurídica devidamente preenchido ou Ficha Cadastral quando efetuado o cadastramento pelo Cadastro Sincronizado;
    • Alvará de construção;
    • RG e CPF;
    • Declaração de Dados de Unidade Imobiliária para Cadastro Provisório – DDUI, devidamente preenchido;
    • Memorial descritivo da Obra;
    • Contrato oficial que conste o responsável como sócio ou representante legal, exceto se possuir inscrição neste município;
    • OBS. : Poderá ser solicitado pela SEFAZ – Cadastro Imobiliário, as plantas arquitetônicas do empreendimento.
    • Taxa R$ 7,79.

Prazo de Atendimento
10 dias

Local de Atendimento

Central de Atendimento da SEFAZ, na Rua das Vassouras, 01 Centro e todos os Postos de Atendimento.(SACS).

Horário de Atendimento
2ª a 6ª das 8h às 17h45 (SEFAZ) e vide Postos de Atendimento.


CADASTRO GERAL DE ATIVIDADES - INSCRIÇÃO TEMPORÁRIA  

Descrição
Inscrição no C.G.A. da Pessoa Jurídica estabelecida em outro município, cuja atividade obriga o recolhimento do ISS no local da prestação do serviço como Promoção de Feiras, Shows, Construção Civil, dentre outros.

Procedimento
O pedido de inscrição temporária será solicitado através do Cadastro Sincronizado Nacional, por intermédio da página da Receita Federal do Brasil – RFB , no endereço eletrônico www.receita.fazenda.gov.br.

Observação
Corresponde ao evento 803.

CERTIDÃO DE ÁREA – SOLICITAÇÃO
Descrição
Emissão de certidão, a pedido do requerente, informando se a área referente a imóvel de seu interesse é de propriedade do Município.

Documentação Exigida/Informações
Requerimento padrão fornecido pela SEFAZ, contendo indicação da localização da área.
Quando não se tratar de proprietário de imóvel ou sócio-gerente da empresa, o contriuinte deverá apresentar a procuração dando-lhe poderes para representá-los.

Taxas R$
Taxa de Serviço R$ 24,50

Prazo de Atendimento
20 dia úteis

Local de Atendimento
Central de Atendimento da SEFAZ - Rua das Vassouras, nº 01 - Centro.

Horário de Atendimento
2ª a 6ª das 8h às 17:45h.


CERTIDÃO DE INTEIRO TEOR - CÓPIA AUTÊNTICA DO PROCESSO

Descrição
Emissão de cópia autêntica de processo arquivado ou em andamento, para que o requerente possa conhecê-lo na íntegra.

Procedimento
O pedido de certidão será solicitado presencialmente no Prédio Sede.

Documentação Exigida
·         Requerimento padrão fornecido pela SEFAZ, contendo indicação do número do processo;
·         Comprovante de pagamento do custo das cópias, através do recolhimento do DAM;
·         Taxa de Expediente R$ 7,79;
·         Taxa de Serviço Variável de acordo com o número de cópias.


Prazo de Atendimento
05 dias úteis para processos disponíveis na CAP. 30 dias úteis para os demais casos.
Local de Atendimento
Central de Atendimento da SEFAZ - Rua das Vassouras, nº 01 - Centro.

Horário de Atendimento
2ª a 6ª das 8h às 17h45.

COMPENSAÇÃO DE CRÉDITO- SECAF
Documentação Exigida/Informações

Requerimento padrão;

Comprovantes dos Pagamentos;

CRG ou CPF do responsável;

Quando não se tratar de proprietário de imóvel ou sócio-gerente da empresa, o contriuinte deverá apresentar a procuração dando-lhe poderes para representá-los.

Local de Atendimento
Setor de Comunicação e Documentação - SECOD da SEFAZ, na Rua da Vassouras,nº 1 Centro e todos os Postos de Atendimento.

Horário de Atendimento

2ª a 6ª das 9h às 17:45h (SEFAZ) e vide Postos de Atendimento.

CONCESSÃO DE DIREITO REAL DE USO - CDRU – SOLICITAÇÃO
Descrição
Solicitação de cidadão de baixa renda, que ocupa áreas de domínio do Município, para legalização da mesma. A legislação vigente exige avaliação administrativa do bem, autorização legislativa e concorrência pública. Esta última poderá ser dispensada se o imóvel for ocupado exclusivamente como única residência do requerente. Este serviço está disponível aos moradores de todos os bairros, exceto nas áreas atendidas pela SEMIN (Relação em anexo).

Documentação Exigida/Informações
Requerimento padrão fornecido pela SEFAZ, contendo identificação da entidade requerente e do imóvel pretendido.
Quando não se tratar de proprietário de imóvel ou sócio-gerente da empresa, o contriuinte deverá apresentar a procuração dando-lhe poderes para representá-los.

Taxas R$
Taxa de Expediente R$7,79

Prazo de Atendimento
Variável de acordo com avaliação e parecer técnicos.

Local de Atendimento
Central de Atendimento da SEFAZ - Rua das Vassouras, nº 01 - Centro.

Horário de Atendimento
2ª a 6ª das 8h às 17:45h.

CONCESSÃO DE USO – SOLICITAÇÃO
Descrição
Atendimento das solicitações para uso de propriedade Municipal por entidades de direito privado, por prazo determinado, podendo ser renovado. Os solicitantes precisam participar de concorrência pública. Esta poderá ser dispensada quando o uso se destinar a concessionária de serviços públicos, entidade assistencial ou verificar-se relevante interesse público.

Documentação Exigida/Informações
Requerimento padrão fornecido pela SEFAZ, contendo identificação da entidade requerente.
Quando não se tratar de proprietário de imóvel ou sócio-gerente da empresa, o contriuinte deverá apresentar a procuração dando-lhe poderes para representá-los.

Taxas R$
Taxa de Expediente R$7,79

Prazo de Atendimento
Variável de acordo com avaliação e parecer técnicos.

Local de Atendimento
Central de Atendimento da SEFAZ - Rua das Vassouras, nº 01 - Centro
Tel.: 2101-8200

Horário de Atendimento

2ª a 6ª das 8h às 17:45h.

CONSULTAS DIVERSAS (LEGISLAÇÃO)-CTR
Documentação Exigida/Informações

Petição elaborada pelo Responsável;

RG e CPF do Requerente;

Original do DAM pago (R$ 7,79)

Quando não se tratar de proprietário de imóvel ou sócio-gerente da empresa, o contriuinte deverá apresentar a procuração dando-lhe poderes para representá-los.

Local de Atendimento
Setor de Comunicação e Documentação - SECOD da SEFAZ, na Rua da Vassouras,nº 1 Centro e todos os Postos de Atendimento.

Horário de Atendimento

2ª a 6ª das 8h às 17:45h (SEFAZ) e vide Postos de Atendimento.
DEFESA DE AUTO-SECOF

Documentação Exigida/Informações

Petição elaborada pelo Responsável;
Quando não se tratar de proprietário de imóvel ou sócio-gerente da empresa, o contriuinte deverá apresentar a procuração dando-lhe poderes para representá-los.

Local de Atendimento
Setor de Comunicação e Documentação - SECOD da SEFAZ, na Rua da Vassouras,nº 1 Centro e todos os Postos de Atendimento.

Horário de Atendimento

2ª a 6ª das 8h às 17:45h (SEFAZ) e vide Postos de Atendimento.
DOAÇÃO DE ÁREAS AO MUNICÍPIO POR TERCEIROS
Descrição
Atendimento a empresários que, por acordo com a SUCOM, necessitam doar áreas ao Município, em cumprimento das leis de parcelamento do solo ou por qualquer outro motivo.

Documentação Exigida/Informações

Requerimento padrão fornecido pela SEFAZ, contendo identificação de requerente e informaçoes completas da área a ser doada.
Quando não se tratar de proprietário de imóvel ou sócio-gerente da empresa, o contriuinte deverá apresentar a procuração dando-lhe poderes para representá-los.

Taxas R$

Taxa de Expediente R$ 7,79
Taxa de Serviço : custos cartorários da lavratura da escritura e do seu registro no Cartório de Imóveis.

Prazo de Atendimento
20 dias úteis.

Local de Atendimento
Central de Atendimento da SEFAZ - Rua das Vassouras, nº 01 - Centro.

Horário de Atendimento

2ª a 6ª das 8h às 17:45h.

IMPOSTO SOBRE PROPRIEDADE PREDIAL E TERRITORIAL URBANA - IPTU - 2ª VIA DO DAM
Descrição
Emissão de 2ª via do carnê de IPTU/TL, para os contribuintes que não receberam o carnê no domicílio.

Documentação Exigida/Informações


Número da inscrição no IPTU.

Quando não se tratar de proprietário de imóvel ou sócio-gerente da empresa, o contriuinte deverá apresentar a procuração dando-lhe poderes para representá-los.

Taxas
Isento.

Prazo de Atendimento
Imediato.

Local de Atendimento
·         Central de Atendimento da SEFAZ, na Rua das Vassouras, 01 - Centro.
·         Posto de Serviço de Atendimento ao Cidadão – SAC:
        .      Cajazeiras
        .      Comércio
        .      Estação Transbordo
        .      Periperi
        .      Shopping Barra
        .      Shopping Iguatemi
        .      Liberdade
Horário de Atendimento
·         Conforme horário de cada SAC.

IMPOSTO SOBRE PROPRIEDADE PREDIAL E TERRITORIAL URBANA - IPTU - ALTERAÇÃO
Descrição
Alteração de dados do imóvel constantes no cadastro imobiliário.

Documentação Exigida/Informações
a) Alteração do Nome do Contribuinte (transferência)
·         Carnê do IPTU;
·         Boletim de Alteração da Unidade Imobiliária – BAUI preenchida e assinada;
·         Título de propriedade com comprovação de sua idoneidade (cópia).
·         Quando não se tratar de proprietário de imóvel ou sócio-gerente da empresa, o contriuinte deverá apresentar a procuração dando-lhe poderes para representá-los.

b) Retificação do Nome e Endereço do Contribuinte (correção)

·         Carnê de IPTU;
·         Título de propriedade;
·         Dados do endereço;
·         Quando não se tratar de proprietário de imóvel ou sócio-gerente da empresa, o contriuinte deverá apresentar a procuração dando-lhe poderes para representá-los.

c) Alteração do Padrão Construtivo
·         Requerimento à SEFAZ, dirigido ao Coordenador de Tributos Imobiliários, contendo a informação atual (constante do carnê) e a informação que julga ser correta, sendo obrigatório indicar um telefone para contato;
·         Documento comprobatório da propriedade, para os casos em o IPTU não esteja em nome do requerente;
·         Carnê de IPTU (cópia do último carnê);
·         CPF do proprietário (cópia).
·         Croqui com a indicação da localização do imóvel, inclusive ponto de referência;
·         Planta de situação do imóvel;
·         Quando não se tratar de proprietário de imóvel ou sócio-gerente da empresa, o contriuinte deverá apresentar a procuração dando-lhe poderes para representá-los.

d) Alteração do Uso
·         Requerimento à SEFAZ, dirigido ao Coordenador de Tributos Imobiliários, contendo a informação atual (constante do carnê) e a informação que julga ser correta, sendo obrigatório indicar um telefone para contato;
·         Documento comprobatório da propriedade, para os casos em o IPTU não esteja em nome do requerente;
·         Carnê de IPTU (cópia do último carnê);
·         CPF do proprietário (cópia).
·         Croqui com a indicação da localização do imóvel, inclusive ponto de referência;
·         Planta de situação do imóvel;
·         Quando não se tratar de proprietário de imóvel ou sócio-gerente da empresa, o contriuinte deverá apresentar a procuração dando-lhe poderes para representá-los.

e) Avaliação Especial
·         Requerimento à SEFAZ, dirigido ao Coordenador de Tributos Imobiliários, contendo a informação atual (constante do carnê) e a informação que julga ser correta, sendo obrigatório indicar um telefone para contato;
·         Documento comprobatório da propriedade, para os casos em o IPTU não esteja em nome do requerente;
·         Carnê de IPTU (cópia do último carnê);
·         CPF do proprietário (cópia).
·         Croqui com a indicação da localização do imóvel, inclusive ponto de referência;
·         Planta de situação do imóvel;
·         Quando não se tratar de proprietário de imóvel ou sócio-gerente da empresa, o contriuinte deverá apresentar a procuração dando-lhe poderes para representá-los.

f) Cancelamento de Inscrição em Duplicidade
·         Requerimento à SEFAZ, dirigido ao Coordenador de Tributos Imobiliários, contendo o número das inscrições, sendo obrigatório indicar um telefone para contato, indicando o motivo da duplicidade;
·         Documento comprobatório da propriedade, para os casos em o IPTU não esteja em nome do requerente;
·         Carnê de IPTU (cópia do último carnê) das inscrições envolvidas;
·         CPF do proprietário (cópia).
·         Croqui com a indicação da localização do imóvel, inclusive ponto de referência;
·         Planta de situação do imóvel;
·         Quando não se tratar de proprietário de imóvel ou sócio-gerente da empresa, o contriuinte deverá apresentar a procuração dando-lhe poderes para representá-los.

g) Desmembramento de Inscrições
·         Requerimento à SEFAZ, dirigido ao Coordenador de Tributos Imobiliários, contendo a inscrição da porção maior, sendo obrigatório indicar um telefone para contato, indicando o motivo do desmembramento;
·         Documento comprobatório da propriedade, para os casos em o IPTU não esteja em nome do requerente;
·         Carnê de IPTU (cópia do último carnê) da inscrição da porção maior;
·         CPF do proprietário (cópia).
·         Croqui com a indicação da localização do imóvel, inclusive ponto de referência;
·         Planta baixa do imóvel;
·         Quando não se tratar de proprietário de imóvel ou sócio-gerente da empresa, o contriuinte deverá apresentar a procuração dando-lhe poderes para representá-los.

h) Revisão de Área
·         Requerimento à SEFAZ, dirigido ao Coordenador de Tributos Imobiliários, contendo a informação atual (constante do carnê) e a informação que julga ser correta, sendo obrigatório indicar um telefone para contato,indicando o motivo da revisão;
·         Documento comprobatório da propriedade, para os casos em o IPTU não esteja em nome do requerente;
·         Carnê de IPTU (cópia do último carnê);
·         CPF do proprietário (cópia).
·         Croqui com a indicação da localização do imóvel, inclusive ponto de referência;
·         Planta de situação do imóvel;
·         Quando não se tratar de proprietário de imóvel ou sócio-gerente da empresa, o contriuinte deverá apresentar a procuração dando-lhe poderes para representá-los.

i) Unificação de Inscrições
·         Requerimento à SEFAZ, dirigido ao Coordenador de Tributos Imobiliários, contendo o número das inscrições a serem unificadas, sendo obrigatório indicar um telefone para contato,indicando o motivo da unificação;
·         Documento comprobatório da propriedade, para os casos em o IPTU não esteja em nome do requerente;
·         Carnês de IPTU (cópias dos últimos carnês) das inscrições envolvidas;
·         CPF do proprietário (cópia).
·         Croqui com a indicação da localização do imóvel, inclusive ponto de referência;
·         Planta baixa do imóvel;
·         Quando não se tratar de proprietário de imóvel ou sócio-gerente da empresa, o contriuinte deverá apresentar a procuração dando-lhe poderes para representá-los.

Taxas
Isento.

Prazo de Atendimento
Imediato para os serviçosdo item "b",demais serviços conforme andamento do processo;

Local de Atendimento
Central de Atendimento da SEFAZ, na rua das Vassouras, 01- Centro – Apenas para os serviços "a" e "b".
Alteração do endereço para envio do carnê - www.sefaz.salvador.ba.gov.br

Setor de Comunicação e Documentação – SECOD da SEFAZ - Centro - Para os demais serviços.

Horário de Atendimento

2ª a 6ª das 8h às 17:45h.

IMPOSTO SOBRE PROPRIEDADE PREDIAL E TERRITORIAL URBANA - IPTU – CERTIDÃO DE 1º LANCAMENTO
Descrição
Emissão de certidão, com informações do histórico do imóvel, desde o primeiro lançamento no cadastro imobiliário.

Documentação Exigida/Informações

·         Requerimento padrão fornecido pela SEFAZ, preenchido sem rasuras;
·         Carnê do IPTU (cópia);
·         CPF do proprietário (cópia);
·         Comprovante de pagamento da taxa, através do recolhimento do DAM.
·         Quando não se tratar de proprietário de imóvel ou sócio-gerente da empresa, o contriuinte deverá apresentar a procuração dando-lhe poderes para representá-los.
Taxa
R$ 7,79

Prazo de Atendimento
10  dias.

Local de Atendimento
Central de Atendimento da SEFAZ, na Rua das Vassouras, 01 - Centro.

Horário de Atendimento
2ª a 6ª das 8h às 17:45h.

IMPOSTO SOBRE PROPRIEDADE PREDIAL E TERRITORIAL  URBANA - IPTU – CERTIDÃO DE DÉBITO

Descrição
Emissão de certidão de débitos referente ao imposto.

Documentação Exigida/Informações

·         Comprovante de pagamento da taxa, através do recolhimento do DAM.

·         Quando não se tratar de proprietário de imóvel ou sócio-gerente da empresa, o contriuinte deverá apresentar a procuração dando-lhe poderes para representá-los.

Taxa

R$ 7,79

Prazo de Atendimento
Até 10 dias.

Local de Atendimento

  ·      Central de Atendimento da SEFAZ, na Rua das Vassouras, 01 - Centro.
  ·      Postos SAC´S / Exceto SAC Empresarial.

Horário de Atendimento

2ª a 6ª das 8h às 17:45h na Central de Atendimento no horário de atendimento de cada SAC´S.

IMPOSTO SOBRE PROPRIEDADE PREDIAL E TERRITORIAL  URBANA - IPTU – CERTIDÃO VINTENÁRIA
Descrição
Emissão de certidão com informações do histórico nos últimos vinte anos.

Documentação Exigida/Informações

·         Requerimento padrão fornecido pela SEFAZ, preenchido sem rasuras;
·         Carnê do IPTU (cópia);
·         CPF ou Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica – CNPJ (CGC) do proprietário do  imóvel (cópia);
·         Quando não se tratar de proprietário de imóvel ou sócio-gerente da empresa, o contriuinte deverá apresentar a procuração dando-lhe poderes para representá-los.

Taxa
R$ 23,54

Prazo de Atendimento
10 dias

Local de Atendimento
Central de Atendimento da SEFAZ, na Rua das Vassouras, 01 - Centro.

Horário de Atendimento
2ª a 6ª das 8h às 17:45h.


IMPOSTO SOBRE PROPRIEDADE PREDIAL E TERRITORIAL  URBANA - IPTU – CONSULTA DE DÉBITOS  
Descrição
Consulta de débitos referentes ao imposto, a partir do ano de 1993 até o ano em curso.

Documentação Exigida/Informações

Número de inscrição do IPTU.
Quando não se tratar de proprietário de imóvel ou sócio-gerente da empresa, o contriuinte deverá apresentar a procuração dando-lhe poderes para representá-los.

Taxas
Isento.

Prazo de Atendimento
Imediato.

Local de Atendimento
·         Central de Atendimento da SEFAZ, na Rua das Vassouras, 01 - Centro.
·         Posto de Serviço de Atendimento ao Cidadão – SAC / Exceto SAC Empresarial.:
       
Horário de Atendimento
·         Conforme horário de atendimento de cada SAC.


IMPOSTO SOBRE PROPRIEDADE PREDIAL E TERRITORIAL URBANA - IPTU – INSCRIÇÃO
Descrição
Lançamento de imóvel no Cadastro Imobiliário.

Documentação Exigida/Informações

a) Lançamento via Habite-Se
·         Alvará de Habite-se emitido pela SUCOM e enviado a SEFAZ;
·         Comprovante da propriedade: Escritura Pública ou Contrato de Compra e Venda;
·         Declaração de Lançamento da Unidade Imobiliária - DLUI corretamente preenchida e assinada;
·         Quando não se tratar de proprietário de imóvel ou sócio-gerente da empresa, o contriuinte deverá apresentar a procuração dando-lhe poderes para representá-los.

b) Lançamento Espontâneo
·         Comprovante da propriedade: Escritura Pública, Contrato de Compra e Venda ou Declaração assinada e reconhecida a firma, declarando que o terreno não é seu, mas a construção sim, e o desejo de lançamento no Cadastro Imobiliário Municipal;
·         Declaração de Lançamento da Unidade Imobiliária - DLUI corretamente preenchida assinada;
·         IPTU em dia do terreno ou da porção maior;
·         Plantas de situação e de localização;
·         Conta de água, luz ou telefone.
·         Quando não se tratar de proprietário de imóvel ou sócio-gerente da empresa, o contriuinte deverá apresentar a procuração dando-lhe poderes para representá-los.

Taxas
Isento.

Prazo de Atendimento
Conforme andamento do processo.

Local de Atendimento
Setor de Comunicação e Documentação - SECOD da SEFAZ, na Rua das Vassouras, 01 -Centro.
Horário de Atendimento

2ª a 6ª das 8h às 17:45h.

IMPOSTO SOBRE PROPRIEDADE PREDIAL E TERRITORIAL  URBANA - IPTU – ISENÇÃO – PESSOA FÍSICA
Descrição
Isenção de pagamento do imposto para as categorias especificadas no Código Tributário Municipal.

Documentação Exigida/Informações
Funcionário Público Municipal (com vencimento mensal de até 3 salários mínimos) e imóvel do padrão simples,precário ou médio.
·         Requerimento à SEFAZ, dirigido ao Secretário, solicitando o reconhecimento da Isenção;
·         Carnê do IPTU (cópia);
·         Escritura pública do imóvel (cópia autenticada);
·         Certidões negativas de registro de imóveis em nome do requerente de todos os cartórios, originais;
·         Carteira de Identidade (cópia autenticada);
·         CPF (cópia autenticada);
·         Comprovante de residência, ou prova da aquisição do imóvel para este fim;
·         Último contracheque (original).
·         Quando não se tratar de proprietário de imóvel ou sócio-gerente da empresa, o contriuinte deverá apresentar a procuração dando-lhe poderes para representá-los.

Militar ou membro da Marinha Mercante ( Ex combatente)
·         Requerimento à SEFAZ, dirigido ao Secretário, solicitando o reconhecimento da Isenção;
·         Carnê do IPTU (cópia);
·         Escritura pública do imóvel (cópia autenticada);
·         Certidões negativas de registro de imóveis em nome do requerente de todos os cartórios (originais);
·         Carteira de Identidade (cópia autenticada);
·         CPF (cópia autenticada);
·         Comprovante de residência, ou prova da aquisição do imóvel para este fim;
·         Documento autenticado que prova a participação na última Guerra Mundial, fornecido pelas autoridades militares competentes.
·         Quando não se tratar de proprietário de imóvel ou sócio-gerente da empresa, o contriuinte deverá apresentar a procuração dando-lhe poderes para representá-los.

Viúva de Militar ou membro da Marinha Mercante
·         Requerimento à SEFAZ, dirigido ao Secretário, solicitando o reconhecimento da Isenção;
·         Carnê do IPTU (cópia);
·         Escritura pública do imóvel (cópia autenticada);
·         Certidões negativas de registro de imóveis em nome do requerente de todos os cartórios (originais);
·         Carteira de Identidade (cópia autenticada);
·         CPF (cópia autenticada);
·         Comprovante de residência, ou prova da aquisição do imóvel para este fim;
·         Documento autenticado que prova a participação na última Guerra Mundial, fornecido pelas autoridades militares competentes;
·         Certidão de casamento
·         Certidão de óbito do titular do direito.
·         Quando não se tratar de proprietário de imóvel ou sócio-gerente da empresa, o contriuinte deverá apresentar a procuração dando-lhe poderes para representá-los.

Filhos Menores e/ou Incapazes de Militar ou membro da Marinha Mercante
·         Requerimento à SEFAZ, dirigido ao Secretário, solicitando o reconhecimento da Isenção;
·         Carnê do IPTU (cópia);
·         Escritura pública do imóvel (cópia autenticada);
·         Certidões negativas de registro de imóveis em nome do requerente de todos os cartórios (originais);
·         Carteira de Identidade (cópia autenticada);
·         CPF (cópia autenticada);
·         Comprovante de residência, ou prova da aquisição do imóvel para este fim;
·         Documento autenticado que prova a participação na última Guerra Mundial, fornecido pelas autoridades militares competentes;
·         Certidão de nascimento;
·         Certidão de óbito do titular do direito;
·         Prova da incapacidade expedido pelo IPS.
·         Quando não se tratar de proprietário de imóvel ou sócio-gerente da empresa, o contriuinte deverá apresentar a procuração dando-lhe poderes para representá-los.

Taxas
Isento.

Prazo de Atendimento
30 dias úteis.

Local de Atendimento
Setor de Comunicação e Documentação - SECOD da SEFAZ, na Rua das Vassouras, 01 - Centro.

Horário de Atendimento
2ª a 6ª das 8h às 17:45h.

IMPOSTO SOBRE PROPRIEDADE PREDIAL E TERRITORIAL  URBANA - IPTU – RESTITUIÇÃO DE IMPORTÂNCIA  
Descrição
Restituição de importância recolhida indevidamente em duplicidade ou a maior.

Documentação Exigida/Informações
·         Requerimento à SEFAZ, dirigido ao Secretário, solicitando a restituição da importância paga indevidamente, informando o número da conta corrente bancária e o telefone de contato;
·         CPF ou Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica - CNPJ (CGC) do proprietário do imóvel (cópia);
·         Caso o requerente não seja o proprietário ou o imóvel não esteja em seu nome:
·         Procuração do proprietário autorizando o requerente a receber a importância ou cópia da escritura pública provando ser o proprietário, quando for o caso.
·         Caso o requerente seja pessoa jurídica:
·         Cópia do contrato social.
·         Comprovante de conta bancária.
·         Quando não se tratar de proprietário de imóvel ou sócio-gerente da empresa, o contriuinte deverá apresentar a procuração dando-lhe poderes para representá-los.

Taxas
Isento.

Prazo de Atendimento

60 dias úteis.

Local de Atendimento
Setor de Comunicação e Documentação – SECOD da SEFAZ, na Rua das Vassouras, 01 - Centro e todos os Postos de Atendimento.(SACS) / Exceto SAC Empresarial..

Horário de Atendimento
2ª a 6ª das 8h às 17:45h (SEFAZ) e vide Postos de Atendimento.

CERTIDÃO NEGATIVA DE DÉBITOS - PESSOA JURÍDICA E PESSOA FÍSICA

Descrição
Emissão de certidão negativa de débitos referente aos tributos.

Procedimento
O pedido de certidão do profissional autônomo será solicitado presencialmente nos postos dos SAC´s ou Prédio Sede.
O pedido de certidão da Pessoa Jurídica será solicitado pelo site da SEFAZ.

Documentação Exigida para Certidão de Pessoa Física
·         Número de Inscrição no Cadastro de Atividades.
·         Taxa R$ 7,79.

Prazo de Atendimento
06 dias úteis

Local de Atendimento
Central de Atendimento da SEFAZ, na Rua das Vassouras, 01 Centro e todos os Postos de Atendimento.(SACS).

Horário de Atendimento
2ª a 6ª das 8h às 17h45 (SEFAZ) e vide Postos de Atendimento.


 
IMPOSTO SOBRE SERVIÇOS - ISS – EXTRAVIO DE LIVRO DE REGISTRO
Descrição
Comunicação feita pelo Contribuinte para a SEFAZ, quando ocorre extravio de livro de ISS.

Documentação Exigida/Informações
·         Requerimento dirigido à SEFAZ;
·         Queixa devidamente registrada na Delegacia em caso de roubo;
·         Página completa do jornal onde comunica a perda ou roubo;
·         Dados da publicação:
·         Razão Social;
·         Cadastro Geral de Atividades - CGA;
·         Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica - CNPJ (CGC);
·         Especificação dos documentos que foram extraviados;
·         Data do extravio.
·         Carteira de Identidade de quem assina a petição(sócio/representante legal) (cópia);
·         Comprovante de pagamento da taxa, através do recolhimento do DAM.
·         Quando não se tratar de proprietário de imóvel ou sócio-gerente da empresa, o contriuinte deverá apresentar a procuração dando-lhe poderes para representá-los.

Taxa
R$7,79

Prazo de Atendimento
02 dias úteis.

Local de Atendimento
Setor de Comunicação e Documentação - SECOD da SEFAZ, na Rua das Vassouras, 01  Centro.

Horário de Atendimento
2ª a 6ª das 8h às 17:45h.  

IMPOSTO SOBRE SERVIÇOS - ISS – PARCELAMENTO DE DÉBITO  
Descrição
Parcelamento de débito referente ao imposto, declarado espontaneamente ou lançado via auto de infração.

Documentação Exigida/Informações
·         Carteira de Identidade e CPF, quando se tratar de pessoa física (cópia);
·         Carteira de Identidade e CPF do representante legal que assinar o "Instrumento de Confissão de Dívida e Compromisso de Pagamento Parcelado" (cópia);
·         Cartão de inscrição do Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica - CNPJ (CGC), quando se tratar de pessoa jurídica (cópia);
·         Comprovante de pagamento da primeira parcela (cópia);
·         Procuração (em caso de representante legal) ou Contrato Social (se for sócio);
·         Declaração débito, quando se tratar de parcelamento espontâneo, fornecida pela SEFAZ;
·         Comprovante da condição de micro e pequena empresa, conforme definição da Legislação Federal, quando for o caso;
·         Assinatura do Termo de Confissão de Dívida.
·         Quando não se tratar de proprietário de imóvel ou sócio-gerente da empresa, o contriuinte deverá apresentar a procuração dando-lhe poderes para representá-los.

Taxas
Isento.

Prazo de Atendimento
Imediato.

Local de Atendimento
Central de Atendimento da SEFAZ, na Rua das Vassouras, 01 - Centro e todos os Postos de Atendimento.(SACS).

Horário de Atendimento
2ª a 6ª das 8h às 17:45h (SEFAZ) e vide Postos de Atendimento.



RESTITUIÇÃO DE IMPORTÂNCIA - ISS E TFF

Descrição
Restituição de importância recolhida indevidamente em duplicidade ou a maior.

Procedimento
O pedido de restituição será solicitado presencialmente nos postos dos SAC´s ou Prédio Sede.

Documentação Exigida

·         Requerimento à SEFAZ, dirigido ao Secretário, solicitando a restituição da importância paga indevidamente, informando o endereço e o telefone de contato,
assinado pelo representante legal;
·         Cópia do extrato bancário da conta para depósito da restituição, devendo a mesma ser da empresa ou do representante legal;
·         Comprovante de pagamento do tributo ( original e cópia);
·         Taxa isento

Observação
O pagamento a maior do ISS poderá ser compensado no recolhimento do mesmo tributo correspondente a períodos subsequentes, bastando apenas fazer as devidas anotações nos livros fiscais.

Prazo de Atendimento
60 dias úteis.

Local de Atendimento
Central de Atendimento da SEFAZ, na Rua das Vassouras, 01 Centro e todos os Postos de Atendimento.(SACS).

Horário de Atendimento
2ª a 6ª das 8h às 17:45h (SEFAZ) e vide Postos de Atendimento.


IMPOSTO SOBRE TRANSMISSÃO DE BENS  IMÓVEIS "INTERVIVOS" - ITIV - DECLARAÇÃO DE IMUNIDADE
Descrição
Solicitação de reconhecimento de imunidade do pagamento do Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis.

Documentação Exigida/Informações
·         Declaração fundamentada (padrão) dirigida ao Coordenador de Tributos Imobiliários, declarando sua condição de IMUNE (reconhecida a firma);
·         Original(is) da(s) Guia de Informação - GI-ITIV;
·         Carnê do IPTU (cópia);
·         Cópia do Estatuto Social;
·         Cópia do Cadastro Geral de Atividades - CGA/Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica - CNPJ (CGC) do requerente.
·         Quando não se tratar de proprietário de imóvel ou sócio-gerente da empresa, o contriuinte deverá apresentar a procuração dando-lhe poderes para representá-los.

Taxas

Isento.

Prazo de Atendimento
03 dias úteis.

Local de Atendimento

Setor de Comunicação e Documentação – SECOD da SEFAZ, na Rua das Vassouras, 01 - Centro.  

Horário de Atendimento
2ª a 6ª das 8h às 17:45h.

IMPOSTO SOBRE TRANSMISSÃO DE BENS  IMÓVEIS INTERVIVOS" - ITIV - EMISSÃO DE DAM PARA RECOLHIMENTO
Descrição
Emissão de guia para recolhimento do imposto devido no ato de transmissão de imóvel ou na transmissão de direitos reais sobre o imóvel.

Documentação Exigida/Informações
GI-ITIV emitida pelo cartório ou agente financeiro.
Quando não se tratar de proprietário de imóvel ou sócio-gerente da empresa, o contriuinte deverá apresentar a procuração dando-lhe poderes para representá-los.

Taxas
Isento.

Prazo de Atendimento
Imediato.

Local de Atendimento

Central de Atendimento da SEFAZ, na Rua das Vassouras, 01 - Centro.

Horário de Atendimento
2ª a 6ª das 8h às 17:45h.

IMPOSTO SOBRE TRANSMISSÃO DE BENS IMÓVEIS "INTERVIVOS" – ITIV - ISENÇÃO – PESSOA FÍSICA (SERVIDOR PÚBLICO MUNICIPAL)
Descrição
Isenção de pagamento do imposto conforme previsto no Código Tributário Municipal.

Documentação Exigida/Informações

·         Requerimento à SEFAZ, dirigido ao Secretário, solicitando o reconhecimento da Isenção;
·         Carnê do IPTU (cópia);
·         Certidões negativas de registro de imóveis em nome do requerente de todos os cartórios (originais);
·         Carteira de Identidade (cópia autenticada);
·         CPF (cópia autenticada);
·         Comprovante de residência, ou prova da aquisição do imóvel para este fim;
·         Último contracheque (cópia).
·         Quando não se tratar de proprietário de imóvel ou sócio-gerente da empresa, o contriuinte deverá apresentar a procuração dando-lhe poderes para representá-los.

Taxas
Isento.

Prazo de Atendimento
30 dias úteis.

Local de Atendimento
Setor de Comunicação e Documentação – SECOD da SEFAZ, na Rua das Vassouras, 01 - Centro.

Horário de Atendimento
2ª a 6ª das 8h às 17:45h.

IMPOSTO SOBRE TRANSMISSÃO DE BENS IMÓVEIS "INTERVIVOS" - ITIV - RESTITUIÇÃO DE IMPORTÂNCIA RECOLHIDA INDEVIDAMENTE OU A MAIOR
Descrição
Restituição de importância recolhida indevidamente ou a maior.

Documentação Exigida/Informações
·         Requerimento à SEFAZ, dirigido ao Secretário, solicitando a restituição da importância paga indevidamente, informando o número da conta bancária e o telefone de contato;
·         Original da Guia de Informação - GI-ITIV;
·         Citar o número do processo e informar o motivo, se por isenção, revisão do lançamento ou cancelamento do negócio;
·         Declaração do Agente Financeiro e/ou do cartório emitente da GI-ITIV atestando que não houve a transação imobiliária objeto do pagamento do ITIV, se for o caso;
·         Caso o requerente seja pessoa jurídica:
·         Procuração habilitando o representante legal a receber a importância a ser restituída e cópia do contrato social.
·         Caso o portador não seja o contribuinte:
·         Procuração autorizando-o a representa-lo.
·         Comprovante da conta bancária do beneficiário.
·         Quando não se tratar de proprietário de imóvel ou sócio-gerente da empresa, o contriuinte deverá apresentar a procuração dando-lhe poderes para representá-los.

Taxas
Isento.

Prazo de Atendimento
60 dias úteis.

Local de Atendimento

Setor de Comunicação e Documentação – SECOD da SEFAZ, na Rua das Vassouras, 01 - Centro e todos os Postos de Atendimento.(SACS) / Exceto SAC Empresarial..

Horário de Atendimento
2ª a 6ª das 8h às 17:45h (SEFAZ) e vide Postos de Atendimento..



IMPOSTO SOBRE TRANSMISSÃO DE BENS IMÓVEIS "INTERVIVOS" - ITIV - RESTITUIÇÃO DE IMPORTÂNCIA RECOLHIDA EM DUPLICIDADE

Descrição
Restituição de importância recolhida em duplicidade.

Documentação Exigida/Informações
·         Requerimento à SEFAZ, dirigido ao Secretário, solicitando a restituição da importância paga indevidamente, informando o número da conta bancária e o telefone de contato;
·         Originais e cópias da GI-ITIV;
·         Caso o requerente seja pessoa jurídica:
·         Procuração habilitando o representante legal a receber a importância a ser restituída e cópia do contrato social.
·         Caso o portador não seja o contribuinte:
·         Procuração autorizando-o a representa-lo.
·         DAM recolhido(s) em duplicidade (Cópia(s) e original(is);
·         Comprovante da conta bancária.
·         Quando não se tratar de proprietário de imóvel ou sócio-gerente da empresa, o contriuinte deverá apresentar a procuração dando-lhe poderes para representá-los.

Taxa

Isento.

Prazo de Atendimento
60 dias úteis.

Local de Atendimento
Setor de Comunicação e Documentação – SECOD da SEFAZ, na Rua das Vassouras, 01 - Centro e todos os Postos de Atendimento.(SACS) / Exceto SAC Empresarial..

Horário de Atendimento
2ª a 6ª das 8h às 17:45h (SEFAZ) e vide Postos de Atendimento..



IMUNIDADE TRIBUTÁRIA/INSTITUIÇÃO FILANTRÓPICA-CTR
Documentação Exigida/Informações
Requerimento Padrão;
Escritura ou Contrato de Compra e Venda;
CNPJ/IPTU;
RG e CPF do Responsável;
Ata, Decreto, Estatuto e Balanço Anual.
Quando não se tratar de proprietário de imóvel ou sócio-gerente da empresa, o contriuinte deverá apresentar a procuração dando-lhe poderes para representá-los.

Local de Atendimento
Setor de Comunicação e Documentação - SECOD da SEFAZ, na Rua da Vassouras,nº 1 Centro e todos os Postos de Atendimento.

Horário de Atendimento

2ª a 6ª das 8h às 17:45h (SEFAZ) e vide Postos de Atendimento.

INVESTIDURA – SOLICITAÇÃO
Descrição
Alienação a terceiros lindeiros, sem concorrência pública, mas com autorização legislativa, de pequenas nesgas de terras, impossíveis de ser utilizadas individualmente, surgidas por força remanescente de obras urbanas Municipais. Se a área for inferior a 300m2 , é dispensável a autorização legislativa.

Documentação Exigida/Informações
Requerimento Padrão fornecido pela SEFAZ
Quando não se tratar de proprietário de imóvel ou sócio-gerente da empresa, o contriuinte deverá apresentar a procuração dando-lhe poderes para representá-los.

Taxas R$
Taxa de Expediente R$ 7,79

Prazo de Atendimento
Variável, de acordo com o tamanho da área.

Local de Atendimento
Central de Atendimento da SEFAZ - Rua das Vassouras, nº 01 - Centro.

Horário de Atendimento

2ª a 6ª das 8h às 17:45h.

ISENÇÃO DE ISS-CTR
Documentação Exigida/Informações

Requerimento Padrão ;

Cartão CGA ;

RG e CPF do Responsável ;

Documento do Veículo e Carteira de Habilitação ;

Certidão do DETRAN ( proprietário de um único veículo).

Quando não se tratar de proprietário de imóvel ou sócio-gerente da empresa, o contriuinte deverá apresentar a procuração dando-lhe poderes para representá-los.

Local de Atendimento
Setor de Comunicação e Documentação - SECOD da SEFAZ, na Rua da Vassouras,nº 1 Centro e todos os Postos de Atendimento.

Horário de Atendimento

2ª a 6ª das 8h às 17:45h (SEFAZ) e vide Postos de Atendimento.


NOTA FISCAL – AUTORIZAÇÃO PARA CONFECÇÃO

Descrição
Autorização para confecção de nota fiscal.

Documentação Exigida/Informações
Modelo Padrão:
·         Formulário padrão em 03 vias(AIDF);
·         Carteira de Identidade do sócio/representante que assina a AIDF (cópia);
·         Comprovante de pagamento da taxa, através do recolhimento do DAM.
·         Quando não se tratar de proprietário de imóvel ou sócio-gerente da empresa, o contriuinte deverá apresentar a procuração dando-lhe poderes para representá-los.

Modelo Especial
·         Formulário padrão em 03 vias(AIDF) preenchido;
·         Carteira de Identidade do sócio/representante que assina a AIDF (cópia);
·         Procuração dando poderes ao representante legal;
·         Autorização Estadual, caso seja nota fiscal conjugada;
·         Comprovante de pagamento da taxa, através do recolhimento do DAM (original e cópia).
·         Quando não se tratar de proprietário de imóvel ou sócio-gerente da empresa, o contriuinte deverá apresentar a procuração dando-lhe poderes para representá-los.

Taxa
R$ 7,79

Prazo de Atendimento
02 dias úteis.

Local de Atendimento
Central de Atendimento da SEFAZ, na Rua das Vassouras, 01- Centro.

Horário de Atendimento

2ª a 6ª das 8h às 17:45h.

NOTA FISCAL - AVULSA

Descrição
Emissão de Nota Fiscal de Prestação de Serviços Avulsa, série C.

Documentação Exigida/Informações
Pessoa Física:
· Formulário padrão em 01 via (preenchido sem rasuras);
· Carteira de Identidade e CPF do titular (cópia);
· Comprovante de residência do titular (cópia);
· Procuração quando não se tratar do titular (original);

Pessoa Jurídica:
· Formulário padrão em 01 via (preenchido sem rasuras);
· Carteira de Identidade do sócio/representante que assina o formulário;
· Cartão do CNPJ (cópia);
· Contrato Social (copia);
· Procuração quando não se tratar do titular (original).

Taxa
R$ 7,79

Prazo de Atendimento
Imediato.

Local de Atendimento
Central de Atendimento da SEFAZ - Rua das Vassouras, 01- Centro.
SAC Barra - Shopping Barra, térreo.
SAC Comércio - Av. Terminal da França, s/n, Instituto do Cacau, 1º andar, Comércio.
SAC Iguatemi - Shopping Iguatemi, térreo.
SAC Empresarial - Av. Octávio Mangabeira, s/n, Multishopping Boca do Rio.

Horário de Atendimento

Central - 2ª a 6ª, das 8h às 17h45
SAC Barra - 2ª a 6ª, das 8h às 18h, sábado das 8h às 13h
SAC Comércio - 2ª a 6ª, das 7h às 17h
SAC Iguatemi - 2ª a 6ª, das 8h às 20h, sábado das 8h às 14h
SAC Empresarial - 2ª a 6ª, das 8h às 17h
.

NOTA FISCAL – CANCELAMENTO
Descrição
Cancelamento de notas fiscais.

Documentação Exigida/Informações

·         Requerimento à SEFAZ, relatando o porquê do pedido de cancelamento(com telefone de contato);
·         Notas a serem canceladas;
·         Carteira de Identidade de quem assina a petição (cópia);
·         Comprovante de pagamento da taxa, através do recolhimento do DAM;
·         Procuração dando poderes ao representante legal (cópia).
·         Quando não se tratar de proprietário de imóvel ou sócio-gerente da empresa, o contriuinte deverá apresentar a procuração dando-lhe poderes para representá-los.

Taxa
R$ 7,79

Prazo de Atendimento
02 dias úteis.

Local de Atendimento
Setor de Comunicação e Documentação - SECOD da SEFAZ, na Rua das Vassouras, 01 - Centro.

Horário de Atendimento
2ª a 6ª das 8h às 17:45h.

NOTA FISCAL – CANCELAMENTO DE AUTORIZAÇÃO DE IMPRESSÃO DE DOCUMENTO FISCAL – AIDF
Descrição
Cancelamento de Autorização de Impressão de Documento Fiscal – AIDF.

Documentação Exigida/Informações
·         Requerimento justificando o cancelamento e declarando a não confecção e emissão das notas fiscais;
·         Carteira de Identidade do sócio/representante legal que assina a petição (cópia) (anexar cópia da procuração);
·         As duas vias da AIDF que serão canceladas;
·         Declaração da gráfica que não confeccionou nenhum talão da AIDF citada;
·         Carteira de Identidade de quem assina a petição da gráfica (cópia);
·         Comprovante de pagamento da taxa, através do recolhimento do DAM.
·         Quando não se tratar de proprietário de imóvel ou sócio-gerente da empresa, o contriuinte deverá apresentar a procuração dando-lhe poderes para representá-los.

Taxa
R$ 7,79

Prazo de Atendimento
02 dias úteis.

Local de Atendimento
Setor de Comunicação e Documentação - SECOD da SEFAZ, na Rua das Vassouras, 01 – Centro e todos os Postos de Atendimento.(SACS).

Horário de Atendimento
2ª a 6ª das 8h às 17:45h

NOTA FISCAL – EXTRAVIO
Descrição
Comunicação de extravio de notas fiscais.

Documentação Exigida/Informações
·         Requerimento à SEFAZ, informando o ocorrido;
·         Queixa devidamente registrada na Delegacia em caso de roubo;
·         Página completa do jornal onde comunica a perda;
·         Dados da publicação:
·         Razão Social;
·         CGA;
·         Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica - CNPJ (CGC);
·         Especificação dos documentos que foram extraviados;
·         Data do extravio.
·         Carteira de Identidade do sócio/representante legal que assina a petição (cópia);
·         Comprovante de pagamento da taxa, através do recolhimento do DAM.
·         Quando não se tratar de proprietário de imóvel ou sócio-gerente da empresa, o contriuinte deverá apresentar a procuração dando-lhe poderes para representá-los.

Taxa
R$ 7,79

Prazo de Atendimento
30 dias úteis.

Local de Atendimento
Setor de Comunicação e Documentação - SECOD da SEFAZ, na Rua das Vassouras, 01 - Centro.

Horário de Atendimento
2ª a 6ª das 8h às 17:45h.

NOTA FISCAL – PROCESSO DE REGIME ESPECIAL
Descrição
Autorização para emissão de Nota fiscal de Prestação de Serviços através de sistema de processamento de dados próprio.

Documentação Exigida/Informações

· Requerimento ao SEDOF/CFI/SEFAZ, constando razão social, inscrição municipal, cnpj, propósito da petição, telefone para contato
e especificações do equipamento e sistema a ser utilizado.
· Carteira de Identidade do sócio/representante legal que assina o requerimento(cópia) (anexar cópia da procuração, se for o caso);
· Modelo da nota fiscal;
· Comprovante de pagamento da taxa, através do recolhimento do DAM. s.

Taxa
R$ 7,79

Prazo de Atendimento
60 dias úteis.

Local de Atendimento
Setor de Comunicação e Documentação - SECOD da SEFAZ, na Rua das Vassouras, 01 - Centro.

Horário de Atendimento
2ª a 6ª das 8h às 17:45h (SEFAZ).

PERMISSÃO DE USO – SOLICITAÇÃO

Descrição
Atendimento a solicitação por parte de entidades de direito privado, para utilização de imóvel de propriedade do Município, em caráter temporário, por médio prazo e improrrogável.

Documentação Exigida/Informações
Requerimento padrão fornecido pela SEFAZ, contendo identificação da entidade requerente e do imóvel pretendido, preenchido sem rasuras.
Quando não se tratar de proprietário de imóvel ou sócio-gerente da empresa, o contriuinte deverá apresentar a procuração dando-lhe poderes para representá-los.

Taxas R$
Taxa de Serviço R$7,79

Prazo de Atendimento
Variável, de acordo com avaliação e parecer técnicos.

Local de Atendimento
Central de Atendimento da SEFAZ - Rua das Vassouras, nº 01 - Centro.

Horário de Atendimento

2ª a 6ª das 8h às 17:45h.

PERMUTA DE IMÓVEIS COM O MUNICÍPIO
Descrição
Proposta de permuta de imóveis, a qualquer título, por outro, de propriedade do Município.

Documentação Exigida/Informações
Requerimento padrão fornecido pela SEFAZ, contendo identificação de requerente e informaçoes completas das áreas a serem permutadas.
Quando não se tratar de proprietário de imóvel ou sócio-gerente da empresa, o contriuinte deverá apresentar a procuração dando-lhe poderes para representá-los.

Taxas R$
Taxa de Expediente R$7,79
Taxa de Serviço : custos cartorários da lavratura da escritura e do seu registro no Cartório de Imóveis.

Prazo de Atendimento
30 dias úteis.

Local de Atendimento
Central de Atendimento da SEFAZ - Rua das Vassouras, nº 01 - Centro.

Horário de Atendimento

2ª a 6ª das 8h às 17:45h.

PLANTÃO FISCAL – DISQUE TRIBUTO
Descrição
Serviço de atendimento pessoal ou telefônico, feito por auditores, que prestam informações e esclarecimentos sobre Legislação Tributária.

Documentação Exigida/Informações
Não é exigida qualquer documentação.
Quando não se tratar de proprietário de imóvel ou sócio-gerente da empresa, o contriuinte deverá apresentar a procuração dando-lhe poderes para representá-los.

Taxas
Isento.

Atendimento Telefônico
Custo de uma ligação local.

Prazo de Atendimento

Imediato.

Local de Atendimento
Rua das Vassouras, nº 01,Centro- Térreo - Disque Tributos: Tel.: 200 - 0200

Horário de Atendimento

Atendimento Pessoal
2ª a 6ª das 09h às 17:45h (por ordem de chegada).

Atendimento Telefônico
2ª a 6ª das 08h às 17:45h.

CADASTRO GERAL DE ATIVIDADES - REATIVAÇÃO DE INSCRIÇÃO - PESSOA FÍSICA

Descrição
Reativação de inscrição da Pessoa Física no C.G.A.
Procedimento
O pedido de reativação de inscrição do profissional autônomo será solicitado presencialmente nos postos dos SAC´s.
Documentação Exigida
As fotocópias dos documentos devem conter o selo de autenticidade. Caso não contenha, apresentar também o original para conferência.
·         Petição fornecido pela SEFAZ (poderá ser impressa pelo próprio site), preenchida sem rasuras e assinada pelo representante legal;
·         RG e CPF do representante legal;
.         Carnê de IPTU ou comprovante de residência;
·         Taxa de expediente: R$ 7,79.

 

Prazo de Atendimento
  Desde que a documentação esteja completa, a solicitação será atendida no ato, recebendo o cartão de inscrição.

Local de Atendimento
  Todos os Postos de Atendimento
               
Horário de Atendimento  
  Vide Postos de Atendimento.


 
RESTITUIÇÃO DE IMPORTÂNCIA-ITIV-SETIV
Documentação Exigida/Informações

Requerimento padrão

Comprovante de Recolhimento do ITIV;

Guia do ITIV;

Declaração do Tabelionato, Agente Financeiro ou da URBIS, no caso de desistência da transação;

Certidão de Ônus atualizada, com data recente;

Comprovante de Conta Bancária;

Comprovante de Residência;

N de Telefone para Contato;

RG e CPF do Responsável;

Procuração (tratando-se de representante legal)

Quando não se tratar de proprietário de imóvel ou sócio-gerente da empresa, o contriuinte deverá apresentar a procuração dando-lhe poderes para representá-los.

Local de Atendimento
Setor de Comunicação e Documentação - SECOD da SEFAZ, na Rua da Vassouras,nº 1 Centro e todos os Postos de Atendimento.

Horário de Atendimento

2ª a 6ª das 8h às 17:45h (SEFAZ) e vide Postos de Atendimento.


RESGATE DE ENFITEUSE – SOLICITAÇÃO
Descrição
Também conhecido como Remissão de Aforamento ou Compra/Aquisição do Domínio Direto, consiste em transferir para o proprietário do domínio útil, o domínio direto que o Município detém sobre o imóvel, extinguindo-se assim o aforamento.

Documentação Exigida/Informações
·         Requerimento padrão fornecido pela SEFAZ, preenchido sem rasuras;
·         Comprovação do pagamento do laudêmio;
·         Comprovação do pagamento de dez pensões anuais de foro;
·         IPTU atualizado do imóvel.
·         Quando não se tratar de proprietário de imóvel ou sócio-gerente da empresa, o contriuinte deverá apresentar a procuração dando-lhe poderes para representá-los.

Taxas
Taxa de Serviço 7,79
Pagamento do laudêmio: 2,5% do valor do imóvel, incluindo as benfeitorias;
Pagamento de dez pensões anuais de foro: R$ 0,10.

Prazo de Atendimento
40 dias úteis.

Local de Atendimento
Central de Atendimento da SEFAZ - Rua das Vassouras, nº 01 - Centro.

Horário de Atendimento

2ª a 6ª das 8h às 17:45h.

REVISÃO DE TFF - IMPUGNAÇÃO

Descrição
O contribuinte que não concordar com o lançamento da TFF poderá solicitar a impugnação da mesma.

Procedimento
O pedido de impugnação será solicitado presencialmente nos postos dos SAC´s ou Prédio Sede.

Documentação Exigida

·        Petição fornecido pela SEFAZ (poderá ser impressa pelo próprio site), preenchida sem rasuras e assinada pelo representante legal;
·         RG e CPF do representante legal;
·         Taxa de expediente: R$ 7,79.

Prazo de Atendimento
30 dias.
Local de Atendimento
Central de Atendimento da SEFAZ, na Rua das Vassouras, 01 Centro e todos os Postos de Atendimento.(SACS).

Horário de Atendimento
2ª a 6ª das 8h às 17h45 (SEFAZ) e vide Postos de Atendimento.


TAXA DE FISCALIZAÇÃO E FUNCIONAMENTO - TFF – PARCELAMENTO DE DÉBITO
Descrição
Parcelamento de débito referente à taxa, requerido pelo responsável pela propriedade ou através de auto de infração.

Documentação Exigida/Informações

·         Carteira de Identidade e CPF, quando se tratar de pessoa física (cópia);
·         Carteira de Identidade e CPF do representante legal que assinar o "Instrumento de Confissão de Dívida e Compromisso de Pagamento Parcelado" (cópia);
·         Cartão de inscrição do Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica - CNPJ (CGC), quando se tratar de pessoa jurídica (cópia);
·         Comprovante de pagamento da primeira parcela (cópia);
·         Procuração (em caso de representante legal) ou Contrato Social (se for sócio);
·         Declaração débito, quando se tratar de parcelamento espontâneo, fornecida pela SEFAZ;
·         Comprovante da condição de micro e pequena empresa, conforme definição da Legislação Federal, quando for o caso;
·         Assinatura do Termo de Confissão de Dívida.
·         Quando não se tratar de proprietário de imóvel ou sócio-gerente da empresa, o contriuinte deverá apresentar a procuração dando-lhe poderes para representá-los.

Taxas
Isento.

Prazo de Atendimento
Imediato.

Local de Atendimento
Central de Atendimento da SEFAZ, na Rua das Vassouras, 01  Centro e todos os Postos de Atendimento.(SACS).

Horário de Atendimento
2ª a 6ª das 8h às 17:45h (SEFAZ) e vide Postos de Atendimento..


TRANSFERÊNCIA DE DOMÍNIO ÚTIL - TDU – SOLICITAÇÃO
Descrição
Solicitação de Permissão do Município para venda de imóveis a ele foreiros e pagamento do laudêmio correspondente.

Documentação Exigida/Informações
·         Requerimento Padrão fornecido pela SEFAZ;
·         Comprovação do pagamento dos laudêmios e averbações;
·         IPTU atualizado do imóvel.
·         Quando não se tratar de proprietário de imóvel ou sócio-gerente da empresa, o contriuinte deverá apresentar a procuração dando-lhe poderes para representá-los.

Taxas R$
Taxa de Expediente 7,79

Prazo de Atendimento
40 dias úteis.

Local de Atendimento
Central de Atendimento da SEFAZ - Rua das Vassouras, nº 01 - Centro.

Horário de Atendimento

2ª a 6ª das 8h às 17:45h.  



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